A madeira pré-composta é obtida colando várias espécies de madeira precedentemente torneadas, naturais ou pré-tingidas. Obtém-se assim, com tecnologias sofisticadas, blocos nas dimensões, nas cores e com os desenhos desejados, muitas vezes reproduzindo essências nobres. Estes blocos são então estabilizados em autoclave pelo tempo necessário e depois são faqueados, dando origem às laminas pré-compostas.
Na maioria dos casos, estes blocos são feitos usando latifolhas africanas reflorestadas e de rápido crescimento ou álamo europeu.
De forma geral, portanto, este produto representa uma otimização do uso, economia de matéria-prima, ecologia e produtividade.
As folhas obtidas com este processo possuem as mesmas características dos faqueados naturais, porém, com a vantagem de ter medidas padronizadas no que diz respeito ao comprimento e largura, padronização de cor e desenho, bem como, cores e desenhos impossíveis de obter na natureza. O seu uso é exatamente igual ao das madeiras naturais.
As dimensões são de acordo com as exigências do produto final. O uso correto do pré-composto é indispensável para obter os melhores resultados.
Veja o vídeo e acompanhe o processo de fabricação